FIQUE LIGADO!
A adolescência é um tempo de descobertas. É nessa idade que acontecem os primeiros beijos e os primeiros toques. Explorar novas sensações, novos prazeres e afetos faz parte da vida de todos nós. Mas há uma etapa que não deve ser encarada tão cedo: a da maternidade ou da paternidade. Usar métodos anticoncepcionais e camisinha é sempre indispensável. O preservativo evita a gravidez e também as DSTs/AIDS
A AIDS é causada pelo vírus HIV. Transfusão de sangue contaminado transmite o vírus HIV. Compartilhar agulhas e seringas também podem transmitir o vírus. Não existe vacina contra o HIV. Sexo oral, anal e vaginal sem camisinha transmite o vírus HIV. É importante que a mulher grávida faça o pré-natal. O vírus pode passar de mãe para o filho na gravidez, no parto e na amamentação. AIDS não tem CURA. Sexo seguro só com camisinha
MÉTODOS CONTRACEPTIVOS
Camisinha: é o método mais confiável, pois além de evitar a gravidez, anda previne contra as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e a AIDS. Pílula: quando você toma a pílula anticoncepcional, a ovulação não ocorre, tornando impossível a concepção. A pílula – vale lembrar – não evita a transmissão do vírus HIV. Tabelinha: é um dos métodos menos confiáveis, pois consiste em não fazer sexo no período fértil. O perigo é que esse período é dificilmente certo. E lembrando mais uma vez que tabelinha – obviamente! – não evita a transmissão do vírus HIV. Coito interrompido: método em que o homem tira o pênis da vagina antes da ejaculação. É um método muito falho e não previne a transmissão do HIV. Diafragma: tampa de borracha flexível colocada no colo do útero que interrompe a passagem dos espermatozóides para o útero. Este também – como já foi dito – não evita a transmissão do HIV.
COMO SE CUIDAR
- Camisinha nas transas, sempre, e desde o inicio da relação sexual.
- Feridas, verrugas, corrimento no ânus, na vagina ou no pênis podem ser sinais de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Se você tiver alguns desses sintomas, procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
- Se você é usuário de drogas injetáveis, não compartilhe agulhas, seringas e equipamentos de diluição – colher, por exemplo. Use sempre agulhas e seringas descartáveis.
- Futuras mamães: façam exame de HIV. É um direito seu.
- Com o efeito do álcool e de drogas, você pode acabar esquecendo a camisinha. Não vacile!
- Converse com quem você confia